terça-feira, 30 de abril de 2013

Angicos forma terceira turma de Bacharéis em Ciência e Tecnologia


Os formandos do curso bacharelado em Ciência e Tecnologia do campus de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, finalizaram a primeira etapa rumo à profissionalização em engenharia. Depois de três anos dedicados aos livros, pesquisas e muito estudo, a certeza que a jornada ainda não acabou se faz presente entre os 46 concluintes do BCT. Para os formandos, a solenidade de formatura representou a conclusão de uma jornada rumo ao maior desafio: se tornar engenheiro.


Os novos bacharéis vão retomar a vida acadêmica já a partir do próximo dia 6 de maio na própria Ufersa. Dos 46 formandos, 18 deles vão permanecer em Angicos para cursar Engenharia Civil. Os demais vão para Mossoró tendo como opção as engenharias: Energia, Mecânica, Química, Petróleo, Produção, Civil e, Agrícola e Ambiental.

Presidida pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, a colação de grau lotou o auditório do campus Angicos. Familiares e amigos fizeram questão de testemunhar importante passo na vida dos 46 formandos. O concluinte João Emanoel Araújo Marciano, orador oficial das duas turmas, fez um discurso emocionado. “Esse momento é de celebração e conquista, de uma jornada longa e de muitos percalços”, frisou, ressaltando as inúmeras dificuldades enfrentadas no decorrer da jornada.

Consciente da conquista e da importância dos conteúdos aprendidos nos bancos da universidade, o orador João Emanoel, agradeceu principalmente aos pais pela conquista, não esquecendo a colaboração dos professores, amigos e familiares que “não deixaram faltar ânimo nessa jornada”.


Inspirado, João Emanoel citou Paulo Freire para resumir a gratidão dos formandos: “Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão”. Aos colegas, João Emanoel deixou o recado para “jamais deixarem de caminhar olhando o horizonte dos sonhos”, e desejou que os elos de amizades adquiridos na universidade se intensifiquem na caminhada ao futuro.


A paraninfa das duas turmas, a professora do Educandário Padre Félix, instituição que abrigou os estudantes antes da construção do campus, trouxe para os formando a reflexão: “Será que valeu a pena?”, fazendo com que cada concluinte, resgatasse a sua história de vida escolar, culminando com certeza de que “muito valeu a pena”. Na ocasião, os estudantes Tales Paulino Ginani, C&T Diuro, e Felipe Emanoel Barbosa Ferreira, C&T Noturno, foram homenageados pelo rendimento acadêmico. 


NOVIDADES – Antes de encerrar a solenidade, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea, expressou a emoção dele ao conceder colação de grau a mais duas turmas da Ufersa Angicos. “Quero aqui parabenizar aos concluintes e aos pais também pela grande conquista que é a conclusão do curso superior e o ingresso em uma das nove engenharias oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido”, expressou. O reitor ressaltou ainda a importância da Ufersa, uma obra do governo Lula, para a região do Sertão Central.


Aos concluintes, o professor José de Arimatea afirmou que a primeira etapa foi cumprida, faltando mais duas: a conclusão da engenharia e o ingresso mercado de trabalho. Para os que vão permanecer em Angicos deu boas notícias como a construção do restaurante universitário e vila acadêmica, além da aquisição do ônibus para o transporte dos estudantes.


FORMANDOS – Natural de Afonso Bezerra, o concluinte Izaac Paulo da Costa Braga, tem a consciência da importância da solenidade de formatura. “Para mim é um grande dia”, expressou o bacharel que tem a sua vaga assegurada no curso de Engenharia de Produção da Ufersa Mossoró. Izaac Paulo aproveitou para elogiar a equipe de docentes da Ufersa Angicos que é para ele o grande diferencial do campus. “Aqui encontrei professores muito bem preparados e dedicados para a melhoria da Universidade”, opinou.


Para a concluinte assuense, Tatianny Luadna Alves Bezerra, o momento é inesquecível, não apenas pelo encerramento de uma etapa, mas também pela conquista de um diploma obtido com muito esforço. “Tenho a convicção que no próximo mês retornaremos à universidade e para quem não mora na cidade tudo fica um pouco mais difícil, mesmo assim, é um esforço válido para quem deseja um futuro profissional promissor”, afirmou a futura acadêmica de Engenharia de Produção.


“É a primeira etapa de um sonho que se realiza”, afirmou o concluinte Manoel Jobson Costa da Silva, que dará continuidade aos estudos cursando Engenharia Civil, em Angicos. “Temos muito a agradecer pela universidade na nossa região, pois sabemos que a maioria dos que se forma hoje não teria condições para cursar o ensino superior nos grandes centros”, opinou. Para Jobson, a dedicação e a disponibilidade dos professores são diferenciais na Ufersa Angicos.


O sonho de cursar a universidade aumentou consideravelmente com a instalação da Ufersa Angicos. Pelo menos, para o concluinte angicano, Marcos Antônio de Araújo da Costa, e futuro acadêmico de Engenharia Civil. Marcos reconhece a importância da Universidade para Angicos. “Representa desenvolvimento não apenas para a cidade, como também para toda a região”, considerou. O estudante só alimenta que os gestores locais não estão investindo no ensino básico e médio, o que dificulta a entrada dos estudantes da região na Ufersa. “O ensino é frágil daí poucos ingressam, o que é uma pena, pois temos uma universidade gratuita e de qualidade na nossa cidade”, afirmou.


O concluinte de Afonso Bezerra, cidade vizinha a Angicos, Edivanilson Jackson da Silva, também reconhece a importância da Ufersa para a região. “Representa mais acessibilidade no ingresso e na conclusão do curso”, opinou. Segundo ele, que também tem uma irmã cursando BCT, dificilmente a família dele teria essa conquista se não fosse à existência da Ufersa Angicos. “A universidade representa para mim e minha família uma grande vitória”, opinou o futuro graduando de Engenharia Civil.


Assessoria de comunicação


Twitter: @Ufersa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!