sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Angicos-RN: Criação de Unidade de Conservação é debatida durante "Consulta Pública" na Câmara.



Uma consulta pública foi levantada para discutir a reavaliação do Parque Ecológico Pico do Cabugy pertencentes a Angicos e Fernando Pedroza em especial. O encontro foi realizado durante a manhã desta quinta-feira, dia 12/12, na câmara Municipal de vereadores, em Angicos. A "Consulta Pública" visou debater o processo de reavaliação do Parque Ecológico Pico do Cabugi, que se firmado, passará a ser “Monumento Natural Pico do Cabugi”. 
 

Presentes no ato: O Prefeito Municipal, Junior Batista (DEM), o presidente do legislativo Angicano, Junior de Chicola (PSD), o vereador Grimalde Cosme (DEM), secretários, assessores, representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), representantes da UFERSA, de entidades sindicais, religiosas, bem como moradores da comunidade do Cabugi.




Assim como em Fernando Pedroza, as apresentações foram conduzidas pelo Biólogo do Setor de Unidades de Conservação do IDEMA, Cáion Christian. De acordo Caion, o município de Angicos detém de 90%, os outros 10% pertencem a Fernando Pedroza. Já a cidade de Lajes não detém de parcela alguma na extensão territorial do Pico do Cabugi. Na oportunidade, foi instituído o conselho gestor.

Na concepção do Prefeito de Angicos, RN, Expedito Edilson Chimbinha Junior, Junior Batista, a proposta é bastante salutar, no entanto, é necessário consolidar parcerias entre os governos: Estadual, Federal e Municipal, além de entidades privadas, filantrópicas, associações e principalmente o empenho de todos os moradores.

No ponto de vista do Presidente da câmara de vereadores de Angicos, o vereador Francisco Batista Filho, Ô “Junior de Chicola”, Angicos merece um espaço ecológico como o parque a qual está sendo proposto. “A concretização do objeto apresentado pelos coordenadores do IDEMA, não apenas contribuirá para desenvolver o turismo ecológico e cultural da região, mas, irá gerar emprego e renda para os munícipes do sertão central Potiguar” comentou o vereador.


A reportagem do Blog Angicos Notícias entrevistou o Biólogo do IDEMA, (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), Caion Cristian na – foto acima. Confiram abaixo entrevista completa concedida a nossa reportagem.
 

Um comentário:

  1. Meu Caro Blogueiro:
    Gostaria de saber se foi criado o Conselho Gestor do Monumento do Cabugi e quem são os componentes. Agradeço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!