sexta-feira, 13 de junho de 2014

APAE - exemplo de Amor, determinação, superação e vitória.


A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, e quatro anos depois, chegou ao Rio Grande do Norte. Hoje, a APAE conta com 17 unidades de atendimento no estado, entre elas, a caçula é a de Angicos, com apenas três anos de existência, sendo fundada em 2011.

Com mais de 1660 unidades espalhadas por todo Brasil, a APAE se instalou em Angicos, porém, inicialmente o sonho só foi possível mediante empenho de duas pessoas, foram elas; Tereza Galvão e Evânio Araújo.

Com o objetivo principal de garantir o assistencialismo aos portadores de necessidades especiais, a conversar foi provocada no começo por Tereza, onde em jantar em um Restaurante em Angicos, abordou Evânio Araújo, e perguntou-lhe, “se era possível viabilizar a implantação de uma Unidade no município”.

Reuniões foram levantadas a fim de discutir meios para criar a entidade APAIANA. Daí, ambos buscaram e conseguiram meios para viabilizar a criação da entidade na cidade visando à habilitação de crianças especiais.

Dessa forma sintética exposta, surgiu a APAE de Angicos. Hoje, a instituição tem cerca de 70 crianças cadastras, em atendimento 28, triado sem atendimentos 09 e cadastrados não triados 24. Das crianças assistidas pela APAE, algumas apresentam condições de deficiência mental ou múltipla, outras possuem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, compreendendo o sistema nervoso, o aspecto psicológico e a coordenação motora.

Hoje, a Presidente da Associação, é Risonete Rodrigues. A equipe multidisciplinar é composta pelas professoras; Noelma Melo, Damiana Cavalkcante, Servulla Cristiane e Silvana Alves. Já a equipe Clinica, é formada pelos seguintes profissionais; A Psicóloga Ingryd Gouveia, o Fisioterapeuta, Márcio Junior, o Odontologo, Jonni Gustavo, a Terapeuta Ocupacional, Margaret Tavares e a Assistente Social, Paula Macedo.

Em conversa com nossa reportagem, Evânio diz que, na foto, a APAE não recebe nenhuma ajuda financeira de órgãos governamentais, contudo, á subsistência da entidade assistencial, sustenta-se através de eventos beneficentes, “apesar de se tratar de uma cidade pequena, Angicos tem se mostrado solidaria buscando sempre colaborar para a manutenção dos atendimentos dos alunos e pacientes”, ressalta Evânio Araújo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!