quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Agentes de Endemias de Angicos e Fernando Pedroza participam de treinamento sobre UBV Portátil.



Com a intenção de fortalecer as ações de combate à dengue, e diminuir o risco de epidemia da doença no período chuvoso do próximo ano, a Secretaria de Saúde de Angicos vem se preocupando e capacitando os profissionais da área epidemiologia de saúde.

Agentes de endemias dos municípios de Angicos e da cidade de Fernando Pedroza participaram durante todo o dia de ontem, 24, de um treinamento para manuseio de UBV (Maquina de nebulização Portátil - Fumacê).

Ministrado pelo Técnico da II URSAP de Mossoró-RN, Braz do Carmo Davi, a capacitação teve no geral, 8 horas de aulas, sendo divididas em Aulas teóricas e praticas na Escola Maria Ódila.


As orientações deram norte às técnicas de aplicação de agrotóxicos utilizados no combate aos vetores com a correta dosagem e uso de bombas de pulverização espacial em ultra baixo volume (UBV), portátil e costal manual para pulverização residual.

O Técnico da URSAP diz que a capacitação tem o intuito de preparar os Agentes de endemias, para eventuais casos de dengue, e reforça que, através de bloqueios feitos nos bairros do município, será possível combater com maior eficiência a proliferação do mosquito transmissor, sobretudo em períodos chuvosos.

Os Agentes tiveram aulas de campo com a máquina portátil de UBV, e receberam as orientações do instrutor. O equipamento funcionou seu o uso de inseticidas (VENENO).

O Coordenador de Endemias, Jacauna Lopes destaca que, entre as principais vantagens da UBV Portátil (Fumacê), esta o fácil acesso a lugares considerados de difícil ascensão, e explica que,  o Ministério da Saúde recomenda que o método só seja utilizado mediante a confirmação de casos de dengue e aumento no índice de infestação predial acima do normal, — adianta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!