segunda-feira, 13 de abril de 2015

Erros contidos em Projeto de doação de Prédio Público para APAE geram divergências na Câmara de Angicos.


A doação de uma área pertencente à Prefeitura Municipal, pretendida a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) gerou divergências na Câmara de Vereadores de Angicos na noite desta sexta-feira (10), em sessão ordinária.

O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que concede a doação de um Prédio Público, no caso, o antigo abatedouro municipal, situado no Bairro Alto da Alegria, estaria eivado de erros, segundo relatou a Presidente da Câmara, Nataly da Cunha Felipe [PTB].

A priori, os vereadores Felipe Tiago Braga, líder da bancada do PMDB na Câmara e o líder do Prefeito, Jalmir Dantas [PP] questionaram os motivos pelos quais a matéria não entrou em apreciação e chegaram a pressionar a presidência da casa para que o projeto entrasse em pauta, contudo, a Presidente não hesitou e sem titubear segurou a matéria.

Pedindo a compreensão dos seus demais pares, Nataly solicitou que fossem refeitas as devidas correções por parte do executivo, para enfim, pós-evidenciadas, o Projeto de Lei tramite normalmente nas comissões e seja apreciado e votado no soberano plenário.

Demonstrando ser totalmente favorável a APAE, Nataly disse que nenhum parlamentar é contrário a medida, e ressaltou que tem sido defensora da entidade, com voz ativa na Câmara em defesa da APAE, mas..., adiantou que é necessário que as falhas existentes no Projeto sejam devidamente desfeitas, para que, não haja nulidade da doação, e a APAE, o município, e o Próprio Prefeito, não venham responder judicialmente por decisões errôneas.

A chefe do Poder Legislativo explicou ainda, que é “ilegal” e configura-se “ato de improbidade administrativa” a não desafetação (consiste em retirar do bem aquela destinação anteriormente conferida a ele) e avaliação do bem em questão, e citou como base, o Código Civil da Lei Federal nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2003, — O primeiro passo a ser seguido para doar um bem público, é a desafetação e posteriormente, a avaliação do Bem Público, feito isto, o Projeto poderá ser reencaminhado para a Câmara para ser apreciado, — explica a Vereadora.

Ela citou como base, o caso de um ex-prefeito da Cidade de Parnamirim, que atualmente responde uma ação de improbidade administrativa, por ter supostamente feito doação irregular de terrenos públicos, erro semelhante a este discutido. A legisladora contou ainda que o Ministério Público foi consultado e a  orientou que os mesmo procedimentos fossem tomados.

Nataly explicou ainda que, se reuniu com diretores da APAE e o próprio Prefeito para discutir o assunto junto com a assessoria da Câmara. A legisladora esclareceu que apresentou todos os erros existentes na matéria, e, inclusive, teria chegado a apontar o caso do ex-prefeito de Parnamirim como exemplo. Compreensível, o Prefeito da Cidade Júnior Batista [DEM] teria reconhecido, e em comum acordo, aceitou, e disse que enviaria ofício à Câmara pedindo a devolução do Projeto para que fossem feitas as devidas correções, entretanto, nada foi feito e a matéria acabou ficando parada, por lapso do Executivo.

Quanto aos questionamentos feitos por vereadores relativos ao retorno demorado do Projeto para a Prefeitura, também foi justificado em plenário pela Presidente da Câmara, citando como base o Art; 121 na Alínea; D do regimento interno, que diz; A retirada de proposição em curso na Câmara só é permitida quando de autoria do prefeito ou requerimento por ele subscrito.

Na sua dicção, a Vereadora Petebista disse ainda que não comunga com erros, e tem lutado para que o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do município sejam cumpridas nas entrelinhas do parlamento. Nataly disse ainda que os três Poderes constituintes (Executivo, Legislativo e Judiciário) devem ser respeitados e servir de exemplo, prezando pela ética, legalidade, moralidade e responsabilidade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!