terça-feira, 6 de outubro de 2015

Nataly: Como é que Angicos está Rosa, se o município nega uma consulta à uma paciente diagnosticada com câncer?

A caminhada em alusão ao “Outubro Rosa”, movimento internacional, cujo desígnio é a luta contra o câncer de mama, prevenção e o incentivo à participação popular nesta causa, foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde na semana passada. A Campanha denominada de ‘Angicos Rosa’, deveria se chamar: “Angicos Preto”. Esta é visão da Presidente do Legislativo, Vereadora Nataly Felipe [PTB]. Para ela, a módica Caminhada não passou de uma simples ilustração para tentar justificar a aplicação dos recursos federais destinado à Rede Municipal de Saúde para promoção deste tipo de Ação.

Ao fazer uso da tribuna na Reunião Ordinária de sexta-feira (02/10), a parlamentar-mirim Petebista classificou de “Ridícula” a expressão utilizada pela Secretaria de Saúde quanto á denominação da Campanha “Angicos Rosa”. Para ela, a intenção é ofuscar a triste realidade da Saúde no município.

“Foi muito ridículo, a Secretária de Saúde sair as ruas da Cidade com o Sr. Prefeito, dizendo que Angicos está Rosa. Angicos esta preto! Como é que Angicos esta Rosa(...) se o município nega uma mamografia? Como é que Angicos esta Rosa(...), se nega uma passagem? Como é que Angicos esta Rosa(...), se nega uma consulta à uma paciente que já foi diagnosticada com Câncer? Angicos ficou Rosa neste dia, porque ali veio recursos, e aquele movimentozinho, com aquelas camisetinhas e, com aquelas bolinhas, foi para justificar o dinheiro recebido. Foi por isso que teve uma caminhadazinha chamada de ‘Angicos Rosa’. Mas(...), ‘Angicos esta Preto’.”, avaliou.

Nesse sentido, a Vereadora apresentou alguns nomes de pessoas que procuraram a Secretaria de Saúde e esbarraram em obstáculos e frustrações. Foi o caso de Bibica do Alto da Alegria, diagnosticada com CA de mama. A vereadora disse que a Secretária não marcou seu retornou. E, na liga, felizmente, o médico especialista teria sido flexível e teria atendido a paciente. Outro caso foi o da própria servidora do município, Joíra. Segundo à edil, Joíra também estaria fazendo tratamento e, ao que tudo indica, esta entrando nesta história. Ela também não teria conseguido marcar sua consulta no município e teria recorrido ao Sistema de Saúde de Pedro Avelino.

A parlamentar reclamou da baixa aplicação da verba da saúde pela prefeitura em convênios e pactuações. É o caso da Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer e o Hospital Luiz Antônio na Capital do Estado.

Também não passou desapercebida, a demissão de médicos dos PSF’s do município e a falta de estrutura. Na sua concepção, a situação do atendimento público de saúde no município e as condições de trabalho, é “crítica”.]

Ouça na íntegra, pronunciamento da Vereadora:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!