terça-feira, 28 de junho de 2016

Santana do Matos: Representação do MPRN da comarca quer ressarcimento ao erário

O Ministério Público do RN (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Santana do Matos, região Sertão/Central do estado, pede que a Justiça condene os réus a ressarcirem os danos ao erário de maneira integral.

Os atos de improbidade administrativa dizem respeito à contratação pela prefeitura da empresa Construbem para a prestação de serviços de limpeza urbana na localidade, bem como a execução do contrato, o que foi investigado através do Inquérito Civil nº 074.2015.0000060.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Washington Luís Júnior, deu início ao procedimento de Dispensa de Licitação nº  050/2013 em 15 de maio de 2013, alegando urgência de contratação, em decorrência de situação de emergência proveniente de estiagem, diz informação veiculada pelo site do MPRN.

No entanto, tal situação, declarada pela prefeita Lardjane Ciríaco de Araújo Macedo (PMDB), só foi publicizada em 20 de maio de 2013, cinco dias após se iniciar a contratação irregular da Construbem.

Em tempo recorde de seis dias, o procedimento de dispensa de licitação foi finalizado pela CPL, presidida pelo réu Rubens Nélio de Araújo Braga, o qual recomendou expressamente a contratação da empresa com base na situação de emergência declarada.

Neste espaço de tempo, a comissão realizou pesquisa mercadológica, juntou três propostas de empresas, pareceres e outros documentos, encaminhando o procedimento para a prefeita.

Para a contratação urgente, também argumentou-se a ausência de mão de obra e de maquinário para a limpeza urbana.

Porém, averiguou-se que o município contava à época com vinte garis, todos servidores efetivos, além de sete motoristas e de veículos que sempre serviram para a coleta de lixo e entulhos.

Desse modo, a contratação se deu por motivos falsos e irreais, dispensando-se indevidamente licitação, mesmo após alerta explícito do procurador do município que emitiu parecer no citado procedimento.

Constatou-se ainda que a empresa não executou o serviço contratado de forma integral, uma vez que o município continuou a utilizar os servidores efetivos (garis a motoristas) para varrerem ruas e praças e coletarem o lixo em máquinas da prefeitura, durante todo o ano de 2013.

Assim, ficou evidente para o MPRN que a Construbem e seu proprietário, Washington Rodrigues de Lima, também réus, enriqueceram ilicitamente por receberem pagamento por um serviço não executado, causando dano ao erário de Santana do Matos.

Além do ressarcimento integral aos cofres públicos, o MPRN quer que a Justiça determine a perda da função pública dos réus, a suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, o pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios (direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário) pelo prazo de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!